quinta-feira, 29 de abril de 2010

A VIDA NA TERRA


Se calhar já poucos se lembram desta mitica série da vida animal, narrada pelo David Attenborough.
Passava na televisão no inicio dos anos 80 (eu sei que é há muito tempo), e eu era um aficcionado. Ontem vi um programa no canal National Geographic, sobre o urso polar
e fez-me lembrar os tempos de miudo que passava a ver estes programas. Vi o programa todo como se de um filme de ficção se tratasse. No final apetecia-me mais, e tenho pena de não parar mais vezes nestes canais e gastar algum tempo a perceber e a aprender a relação da natureza com os animais e com o ser humano.
É assustador perceber que os ciclos da terra estão cada vez mais descontrolados, que os degelos são cada vez maiores, e que neste caso a época em que o urso polar se alimenta é cada vez mais reduzida (eles caçam no gelo). Isto não é nada de novo, óbviamente, mas ontem ao ouvir o narrador com aquela voz suave, a ver as imagens brutais dos ursos, fez-me ficar a pensar...

1 comentário:

i disse...

é mesmo assustador ver estas mudanças climáticas e problemáticas!
se antes não pensavas, agora pensas como será daqui a 10 anos? o problema está aí...ninguém pensou nisso antes, nem eu! :(