sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

LANCE ARMSTRONG

E assim cai por terra um mito. A história era perfeita. Venceu um cancro, ganhou 7 voltas a França e influenciou milhares de pessoas à sua volta. Criou uma fundação, a Live Strong, que continua a ajudar as pessoas com cancro. De repente é denunciado por um colega, nega tudo até não conseguir mais e finalmente este ano admite no confessionário Oprah que ganhou as 7 voltas a França dopado. O esquema de doping era altamente sofisticado, e até metia transfusões de sangue. Bem... Eu nunca achei o Armstrong o super desportista!! Não pela sua performance, mas pelo desporto que praticava. Para mim os super desportistas são outros (Slater, Jordan, tiger, phelps...), Armstrong para mim era alguém que tinha vencido um cancro e que mostrava ao mundo que a vida não parava ali. E isso ele conseguiu e de certeza que ajudou muito boa gente. Num desporto como o ciclismo, onde uma grande parte dos atletas são uns drogados do pior, e onde todos os anos dezenas são apanhados na rede do doping, que interessa que Armstrong tenha sido apanhado? Uma coisa é certa, drogou-se melhor que os outros, essa foi a sua vitória. A mim o ciclismo nunca me convenceu, e continua a não convencer. Armstrong, convenceu-me e agora já não convence, mais pelas mentiras do que pelo doping. Esse é o problema dos mitos, muitas vezes não são o que aparentam. E para isso não é preciso meter drogas. A mim bastou-me conhecer pessoalmente um ex-idolo, mito, guru, para perceber o quão atrasado mental e incompetente ele é, e para ter a certeza que não o quero ver tão cedo nas redondezas. Quanto ao Lance, boa sorte para ele, e que no minimo se consiga perdoar a ele próprio. Que deve ser a parte mais dificil desta nova etapa. Foto: Francois Lenoir/Reuters

Sem comentários: