segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

ADEUS SACA

Após 7 anos a correr a primeira liga do campeonato do mundo de surf, parece que chegou a hora do Saca se retirar, ou de não se conseguir requalificar. Foram de certeza 7 anos de uma intensidade que nem nos deve passar pela cabeça. Criticado por uns, amado por outros, uma coisa é certa, o Saca abriu a porta de um caminho que provavelmente nenhum português vai conseguir percorrer nos anos mais próximos. Talvez me engane e o Kikas, o Vasco e o Nicolau o vão percorrer mais cedo do que esperamos, mas... Eu fui dos que critiquei o surf do Saca várias vezes, irritava-me ver ondas com cutbacks do principio ao fim, irritava-me que ele não tentasse evoluir mais, que não tivesse um surf mais progressivo em certas ocasiões. Irritava-me principalmente quando ele tinhas aquelas atitudes de fazer manguitos e mandar vir com toda a gente, quando afinal de contas eu só o queria a ver dar o litro dentro de água. Criticas à parte, sempre reconheci e reconheço que ele tem um valor que poucos têm. A tenacidade, a força de vontade dele foram sempre enormes. Levou o nome de Portugal para fora, inspirou surfistas mais novos e mais velhos, fez-nos ficar colados ao ecran do monitor noites a fio. Foi com o Saca que fiz o meu primeiro grande artigo e a primeira capa na Onfire, não fosse ele ter entrado aquele dia na Cave e hoje as coisas poderiam ser bem diferentes. Vou ter saudades de ver a bandeira protuguesa num WCT, mas a verdade é que as prioridades na nossa vida vão-se alterando e acredito que a prioridade do Saca depois de quase 20 anos a competir seja outra. Da minha parte, enquanto fotógrafo e surfista, Obrigado!!

Sem comentários: