sexta-feira, 27 de maio de 2016

O ESTADO E AS ESCOLAS


Mais um grande tema que tem provocado a revolta do povo, então o estado anda a dar subsídios para as escolas privadas?? Para os betinhos com roupa caríssima e papás com BMW's irem estudar?? Mas que afronta é esta?? Oooopppss pera lá... a roupa cara e os carros topo de gama já não são exclusivos da classe alta, certo? Hoje em dia qualquer borra botas anda montado num carro de 40.000€ e calça uns ténis de 150€... Muitos se calhar à pala dos subsídios de integração social ou de negócios ilícitos, bem mas isso é outro tema, aqui interessa mesmo é a educação. Começo por dizer que estou completamente à vontade pois sempre estudei em escolas públicas e o meu filho provavelmente também irá estudar. Mas claro está que nesta discussão onde os fervorosos seguidores das mortáguas e companhia não querem ver é que nem tudo é tão linear como "se há uma escola pública os filhinhos que vão para lá". Defendo e sempre defendi que os miúdos devem ter amigos de todas as classes sociais por isso não acho que se deva discutir sequer que certos pais ponham os filhos no privado para não estarem em contacto com putos com menos posses, para mim isto é um discurso à falhado e ressabiado que com certeza tem algum complexo de não conseguir subir na vida. Para mim a questão fundamental chama-se "Educação", coisa que nos falta em demasia!! E curiosamente essa falta vem na maior parte das vezes das escolas públicas que tão defendidas são agora. Há Escolas públicas excelentes, há escolas públicas más demais e eu enquanto pai quero escolher uma boa escola para o meu filho, mais, quero que todos os pais escolham a melhor escola para os seus filhos pois isso só vai tornar o nosso país melhor! Resumidamente, enquanto contribuinte, enquanto pai estou-me literalmente a cagar se o dinheiro dos meus impostos vai para uma escola pública ou privada, até porque o preço por aluno é o mesmo, o que eu quero mesmo é que o meu dinheiro seja investido em educação. Quero que os pais possam escolher o melhor sítio para os seus filhos estudarem e se tornarem melhores pessoas. Com mais educação seremos um melhor país, com menos extremistas. Extremistas que nem querem perceber que estas escolas privadas fazem parte da rede pública!! Não deixo também de achar alguma piada que a maior parte dos ofendidos (que ao que parece só agora descobriram que o estado subsidiava alguns colégios) não se sintam revoltados por exemplo com a nova cidade do futebol no Estádio nacional, que além de ter custado milhões foi pago do nosso bolso, que não se sintam ofendidos com os milhões que os clubes de futebol devem ao fisco, com o estado das nossas estradas e ruas, com o pagamentos de SCUTS, com a emel, com as inpecções periódicas que são verdadeiros centros de corrupção, com os 17 milhões que o estado quer dar aos taxistas... Estamos definitivamente num mundo ao contrário, pois cortar na educação, seja ela sob a forma privada ou pública não faz sentido nenhum.

Sem comentários: